Como Ser Mais Inclusivo para Obter Melhores Resultados

Joe Wynne é um gerente de projetos versátil com experiência na entrega de projetos de médio porte em grandes organizações que melhoram o desempenho da força de trabalho e os processos de negócios. Ele tem um histórico comprovado de entrega de soluções eficazes e com experiência em tecnologia em uma variedade de setores e uma combinação única de pontos fortes em gerenciamento de processos e gerenciamento de força de trabalho.

Com seus projetos ficando maiores e mais complexos, com mais e mais interdependências e maior visibilidade, sua equipe de projeto deve estar trabalhando em todos os cilindros para alcançar o sucesso. Mesmo quando sua equipe é composta por uma mistura diversificada de personalidades e experiências, cada indivíduo deve estar confiante em sua capacidade de fazer seu trabalho, de levantar riscos ou problemas ou de trazer à tona tópicos desconfortáveis que são essenciais para o sucesso em projetos complexos.

Você pode obter a equipe diversificada de indivíduos produtivos de que precisa sendo um líder inclusivo. Use as dicas abaixo para maximizar o engajamento e a produtividade de sua equipe.

Defina um tom inclusivo no início:

  • Nas primeiras reuniões, certifique-se de que todos saibam que você está interessado em suas contribuições, conhecimentos, obstáculos e sucesso.
  • Comece a conhecer as pessoas como indivíduos, caso contrário, suas garantias podem parecer inautênticas (apenas palavras). Isso não precisa ser um processo demorado. Basta começar com uma conversa inicial para perguntar sobre cada indivíduo como pessoa e fazer anotações para que você possa se lembrar. Mais tarde, acompanhe o que eles disseram.

No início, é difícil fazer uma conexão inclusiva com membros da equipe que têm formação muito diferente da sua. Mas isso não deve permanecer uma barreira. Aumente o seu conhecimento e mostre que está atento às culturas das pessoas com quem está trabalhando, fazendo um pouco de pesquisa para encontrar coisas que possa compartilhar com elas. Se estiver trabalhando com membros da equipe de outros países, por exemplo, você pode pesquisar rapidamente informações apropriadas que são úteis sobre:

  • Eventos esportivos e jogadores famosos de esportes
  • Celebridades nas notícias
  • Eventos atuais apropriados para conversas leves
  • Comida
  • Celebrações ou festivais (religiosos, feriados específicos de cultura, ano novo)

Use essas informações para iniciar conversas com pessoas para tornar mais fácil fazer uma conexão pessoal. Essas conversas podem ser em reuniões de equipe ou em reuniões individuais, que podem ser mais informais e divertidas.

Faça com que seja mais fácil para os membros da equipe responderem durante as reuniões, caso haja alguém que tenha uma personalidade ou preconceito cultural que lhes dê a tendência de permanecer calado ou atrasar a resposta:

  • Peça a todos pelo nome para responder às suas perguntas e conte cinco segundos para dar-lhes tempo para formular suas respostas.
  • Especifique exatamente o que você está procurando ao solicitar uma entrada. Sua clareza removerá o medo de dizer algo errado, com base na desigualdade ou diferença.
  • Em certos casos, você precisará remover o medo de fornecer informações “controversas”, explicando que as discussões da equipe são apenas para a equipe, a menos que seja acordado o contrário. Dependendo da situação, você pode dizer que não usará nomes individuais, que todos os comentários serão combinados em uma declaração resumida. Pode-se até dizer que todos os comentários que possam ser controversos não serão seguidos ou mencionados sem o acordo prévio do orador. O importante é ter certeza de estar criando um ambiente onde os membros de sua equipe sintam que é seguro falar a verdade. Esta é a única maneira de você ter a chance de coletar um retrato preciso do que está acontecendo em seu projeto.
  • Não pergunte “Todos concordam?” Ninguém sabe o que os outros estão pensando, então a questão é confusa. Obtenha a concordância de cada indivíduo e agradeça-lhes por sua participação, independentemente da resposta que obtiver.
  • Para contribuições importantes ou decisões da equipe, especifique que você documentará “nenhuma resposta” como acordo nas notas, a menos que você obtenha informações específicas de outra forma. Isso significa que nenhuma resposta é realmente uma resposta.

Algumas táticas são fáceis de usar e lembrar; outros podem exigir mais prática. Continue aprendendo novas maneiras de construir um ambiente de trabalho inclusivo. Vale a pena o esforço porque oferece muitos benefícios:

  • Se sua organização oferece treinamento adicional sobre a promoção da inclusão, reserve um tempo para eles.
  • Se você vir as sessões de aprendizagem/conscientização relacionadas à diversidade disponíveis, use isso a seu favor. Informe-se sobre as preocupações daqueles que são “diferentes” para identificar problemas semelhantes em sua equipe.

Você deve ser proativo e usar táticas ponderadas para manter seu ambiente de trabalho inclusivo. Estabelecer uma conexão não significa que você está desistindo de qualquer autoridade. Pelo contrário, estimula a produtividade. Ser inclusivo é uma habilidade de nível mais alto para um gerente de projeto. Será necessário cada vez mais no futuro, à medida que as equipes continuarem a ser mais diversificadas. Se você tiver essa habilidade, será reconhecido como um gerente de projeto desejável.

Para obter mais informações sobre como gerenciar sua força de trabalho de projeto, visite o blog de Joe Wynne “Eye on the Workforce“. Haverá mais dicas para promover a inclusão para continuar a conversa deste artigo.

Deixe uma resposta