O Que Ganhei como Voluntário do PMI?

Voices on Project Management oferece ideias, dicas, conselhos e histórias pessoais de gerentes de projeto em diferentes regiões e setores. O objetivo é fazer você pensar e iniciar uma discussão. Portanto, se você leu algo com que concorda - ou até mesmo discorda - deixe um comentário. - esse texto é de Conrado Morlan (na foto)

Você sabia que o PMI é apoiado por voluntários de todo o mundo? Eu não tinha ideia quando entrei para o PMI pela primeira vez em 2005.

Isso mudou em outubro de 2007, quando entrei para as grupo de voluntários do PMI, uma comunidade de profissionais que dedicam seu tempo ao trabalho em atividades que fazem a diferença em todo o mundo. Aprendi sobre os muitos serviços prestados por voluntários, incluindo redação de padrões do PMI, preparação de perguntas para exames de certificação, organização de conferências globais e apresentações em eventos do PMI. E a lista continua.

Minha primeira oportunidade como voluntário do PMI veio três ou quatro meses depois de me registrar como voluntário: participar de uma sessão de redação de itens para o exame Project Management Professional (PMP®) na Filadélfia, Pensilvânia, EUA. No início, eu tinha muitas perguntas e me sentia assustado. Eu seria capaz de entregar? Eu sou experiente o suficiente? Eu seria chamado novamente após esta sessão?

Quando cheguei na Filadélfia, afastei esse sentimento e me preparei para passar três dias com um grupo selecionado de profissionais experientes em gerenciamento de projetos dos Estados Unidos e Canadá. A sessão foi bem produtiva; compartilhamos nossas experiências pessoais e produzimos um ótimo material para a próxima versão do exame de certificação do PMI. A experiência foi única; Não pude acreditar em tudo que aprendi em três dias, e de graça.

Passei a participar de sessões em São Paulo, Brasil; Cidade do México, México; Washington, D.C., EUA; Macau, China; Amsterdã, Holanda; e mais. Tive a sorte de escrever itens para os exames de certificação PMP, Program Management Professional (PgMP®) e Portfolio Management Professional (PfMP®).

Mas aquilo foi só o inicio. Continuei procurando oportunidades de voluntariado e, em várias ocasiões, enviei artigos para congressos do PMI na América do Norte e América Latina. Muitos de meus artigos foram aceitos e bem recebidos por públicos em todo o mundo.

Ao longo dos anos, também apoiei capítulos locais como orador principal ou orador convidado em Dallas, Texas, EUA; Cidade do México, México; Costa Rica; e Nuevo León, México. Isso me permitiu compartilhar minhas experiências de trabalho com equipes de projeto multiculturais e conhecer praticantes de diferentes latitudes.

Em 2009, no congresso em Orlando, Flórida, EUA, tentei algo novo: escrever colunas para uma edição especial do PMI Today. Em seguida, fui coautor de artigos para PMI Community Post, fui citado em vários artigos da PM Network e, como você sabe, sou um colaborador frequente do Voices on Project Management.

Meus momentos de maior orgulho como voluntário foram quando fui selecionado como um membro da equipe principal para desenvolver o Implementing Organizational Project Management: A Practice Guide e O Padrão para Gerenciamento de Projetos Organizacionais em 2013 e 2016, respectivamente. A oportunidade de interagir com outros líderes de projeto de todo o mundo e contribuir com a profissão foi extraordinária.

Se você ainda está se perguntando por que sou grato por ser um voluntário do PMI, experimente você mesmo. Aproveite a oportunidade de viver sua profissão com paixão. Veja o que você pode ganhar compartilhando experiências com outros colegas enquanto desenvolve e domina suas habilidades em um ambiente amigável.

O que você está esperando? Deixe sua marca e junte-se à equipe de voluntários local ou global para crescer e avançar na profissão de gerenciamento de projetos.

Deixe uma resposta