Como Conquistar Certificações

Anna Thornton pensou pela primeira vez em ganhar a certificação Project Management Professional (PMP) ® há uma década. Mas a perspectiva de dedicar um tempo para estudar um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) e outros materiais de estudo enquanto trabalhava e criava crianças parecia ambiciosa demais.

Então, como a Sra. Thornton, de Aylmer, Quebec, Canadá, finalmente encontrou tempo para obter sua certificação PMP®? Simples: Ela aplicou habilidades de gerenciamento de projetos durante todas as fases de sua busca. A certificação já proporcionou benefícios de carreira: O National Arts Centre do Canadá recentemente promoveu a ex-gerente de projetos sênior de relacionamento com o cliente e estratégia digital a gerente de recursos humanos de políticas e programas.

Ela explica como conseguiu conciliar o trabalho, a vida e as responsabilidades de certificação gerenciando cronogramas, orçamentos e até mesmo as partes interessadas. É uma abordagem que outras pessoas interessadas em obter uma certificação PMP também podem aplicar.

Por que você escolheu obter sua certificação PMP?

Quando adquiri o título de gerente de projetos há 10 anos, comecei a pensar de forma diferente sobre meu trabalho. Isso me inspirou a mergulhar profundamente no que significa ser um grande gerente de projeto; Queria representar bem o título e a profissão. Além disso, queria ganhar o PMP pelo desafio e reconhecimento que dá a anos de experiência, dedicação e trabalho árduo.

Que passos você deu para reforçar esse compromisso?

Antes mesmo de concluir o processo de inscrição, comecei a contar às pessoas o que estava fazendo. Quanto mais eu falava sobre minha busca, mais comprometido me sentia em realizá-la.

Como o estabelecimento de metas e objetivos ajudou na busca pela certificação?

Eu trabalho nas artes, onde o show deve continuar! Estamos intensamente direcionados aos prazos, então apliquei essa mentalidade para gerenciar o processo de inscrição e a preparação para o exame. Eu defini um prazo rígido para passar no exame, o que me ajudou a desenvolver um caminho crítico de marcos para a preparação e o estudo. Sempre estive focado em maximizar meu investimento e ROI por meio de uma programação inteligente e gastos com materiais de estudo e recursos.

Como você conciliou carreira e obrigações de vida?

Minha família foi a principal parte interessada em todo o processo, e eu precisava manter em mente suas necessidades de tempo e energia. Então, estabeleci um cronograma de estudos. Seguindo meu plano e atacando o progresso em uma planilha, nunca tive que pensar sobre o que viria a seguir na minha lista de coisas a fazer ou como passaria meu tempo livre estudando.

Qual era a sua programação de estudos?

Eu li e estudei no ônibus de ida e volta para o trabalho todos os dias, e novamente na hora do almoço no trabalho, provavelmente duas a três vezes por semana. Então, estudei novamente antes de dormir na maioria das noites. Estou estudando nos fins de semana mais perto do exame. Quanto mais eficiente, completo e eficaz for o planejamento inicial, mais fácil será a implementação ao longo do caminho.

Como você mediu o progresso?

Fazer mini-testes depois de revisar meu guia de estudo e cada capítulo do Guia PMBOK® ajudou a avaliar se eu estava obtendo o máximo de meus esforços de estudo ou não. Minha pontuação me ajudou a acompanhar o progresso e me mostrou onde eu precisava voltar e dedicar mais tempo para chegar ao resultado de qualidade que estava buscando.

Como você aliviou o estresse e manteve um foco positivo?

Meu mantra era respirar e sorrir – e me imaginar na linha de chegada com o certificado na mão. Criei positividade em minha prática de preparação e isso se tornou um hábito muito positivo.

Que benefícios você percebeu?

Quando acrescento escopo e responsabilidades à minha carga de trabalho, sou capaz de enfrentar tudo com calma – e com maior entusiasmo do que há muito tempo. A experiência me mostrou que, com um bom planejamento, uma meta muito clara, força de vontade e comprometimento, posso realizar projetos difíceis e demorados.

Como isso o ajudou além do trabalho?

Eu apliquei a certificação PMP a outras áreas, como lidar com itens de longa data em listas de tarefas domésticas, incluindo projetos de organização doméstica e práticas de orçamento e comunicação aprimoradas. Eu desenvolvi uma mentalidade mais pragmática que me ajudou a abordar projetos com entusiasmo, enquanto ainda deixava espaço para me divertir com a família e amigos.

Algum conselho para quem está começando sua jornada de certificação PMP?

Levei muito tempo para me comprometer em obter a certificação PMP, mas ao longo do caminho eu mergulhei na literatura do PMI, terminologia do Guia PMBOK® e modelos e artigos fabulosos que o PMI disponibiliza aos membros. Quando a linguagem e o vocabulário começam a vazar de você em uma conversa casual, é seguro dizer que você entendeu o assunto. É nerd, mas também é uma sensação boa.

Referência

Como Conquistar Certificações – PMI Distrito Federal (pmidf.org)

How to Conquer Certifications | PMI

Deixe uma resposta