3 Chaves para o Sucesso de um Profissional de Projeto Global

Voices on Project Management oferece ideias, dicas, conselhos e histórias pessoais de gerentes de projeto em diferentes regiões e setores. O objetivo é fazer você pensar e iniciar uma discussão. Portanto, se você leu algo com que concorda - ou até mesmo discorda - deixe um comentário. - esse texto é de Conrado Morlan (na foto)

Como profissional de gerenciamento de projetos, tive a sorte de implantar programas e projetos nas Américas, com o apoio de equipes no Sul da Ásia e na Europa.

Trabalhar nessas atribuições enriqueceu minha formação multicultural e me ajudou a aprender e me tornar proficiente em português. Mas, como aprendi ao longo da minha carreira, a linguagem é apenas a ponta do iceberg.

Com base em minhas experiências pessoais, aqui estão três áreas principais de enfoque que recomendo que os profissionais considerem antes, durante e mesmo depois de sua próxima atribuição global:

  1. Ganhe Consciência Cultural

É imperativo que os profissionais de gerenciamento de projetos globais entendam as culturas pessoais, nacionais e organizacionais de um indivíduo, para que possam alinhar melhor a equipe e ganhar maior influência.

Aprenda sobre a cultura do país – faça sua pesquisa e descubra semelhanças e diferenças. Incluir diferenças culturais como um dos tópicos da pauta da reunião inicial. Use esse tempo como um fórum aberto para que todos possam compartilhar e registrar suas experiências culturais. Mantenha essas experiências culturais em um repositório com documentos e videoclipes úteis que podem ser usados posteriormente para iniciar novos membros da equipe.

A consciência cultural é uma habilidade que deve ser desenvolvida e dominada. A incorporação de um exercício de diferenças culturais estabelece respeito e empatia por diversos valores e comportamentos, o que, por sua vez, cria um ambiente de equipe aberto e receptivo.

  1. Abrace a Abordagem do Exército Chinês

Como profissional de gerenciamento de projetos globais, você pode se preocupar com o planejamento de recursos. Os recursos podem não ser seus subordinados diretos, o que significa que você não tem controle sobre suas programações.

Em vez de lutar, aplique o Abordagem do exército chinês: Imagine que você tenha recursos ilimitados disponíveis. Suponha que você tenha recursos com as habilidades certas que podem ser atribuídos às diferentes funções em seu projeto. Não se preocupe ainda em atribuir nomes às funções.

Você pode descobrir que as funções não podem ser preenchidas com recursos internos devido à falta de habilidades ou capacidade exigidas, então sua solução pode ser terceirizar recursos.

Para complementar a abordagem, você precisará adaptar e remasterizar as habilidades de comunicação e negociação, o que o ajudará a obter os melhores recursos.

  1. Seja SMART

A profissão de gerenciamento de projetos agora vai além de apenas gerenciar projetos. A profissão ajuda a atingir os objetivos de negócios e a explorar novas maneiras de liderar, executar e entregar. Conhecimento técnico em gerenciamento de projetos não é suficiente; os profissionais de gerenciamento de projetos globais devem adotar uma abordagem orientada para os negócios.

Minha sugestão é tornar-se SMART. O conceito SMART inclui um portfólio de habilidades que o profissional de gerenciamento de projetos globais deve dominar para atender às necessidades da organização nos próximos anos.

Ser SMART significa que você é:

  • Strategic (Estratégico)Demonstre uma compreensão das metas de negócios da organização para ajudá-la a ficar à frente da concorrência.
  • Mindful (Atento)Desenvolva consciência cultural e estilos de liderança para influenciar e inspirar equipes de projeto multiculturais e multigeracionais. Promova relacionamentos fortes em todas as funções de negócios da organização.
  • Agile (Ágil)A estratégia de negócios não é estática e frequentemente é afetada por fatores internos e externos. Os projetos precisarão ser ajustados para permanecer alinhados com a estratégia de negócios, portanto, abrace a mudança.
  • Resilient (Resiliente)Permaneça comprometido e otimista. Demonstre integridade ao realinhar ou reparar projetos que enfrentam dificuldades devido à falta de comunicação e comportamentos problemáticos, bem como questões e conflitos interculturais.
  • Transparent (Transparente). Esteja o projeto em boa forma ou enfrentando desafios, o status deve ser compartilhado imediatamente com as partes relevantes.

Para se tornarem SMART, os profissionais de gerenciamento de projetos globais precisam se esforçar continuamente pela excelência e dominar novas habilidades para apoiar o crescimento profissional e ajudar a organização a alcançar sua estratégia de negócios.

Se você foi exposto a programas ou projetos globais, que conselho você daria a outros profissionais?

Deixe uma resposta