Escolhas de Carreira Durante a Incerteza Contínua (Parte 1): O Novo GP

Após 20 anos em uma grande empresa canadense de telecomunicações, Bruce fundou a empresa de consultoria em gerenciamento de projetos Solutions Management Inc (SMI). Desde 1999, ele forneceu serviços de gerenciamento de projetos/programas por contrato, foi uma fonte de pessoal de suporte de gerenciamento de projetos e criou/ministrou cursos para mais de 7.000 participantes no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

A pandemia será controlada em breve? Os mercados de ações internacionais estão atrasados para uma correção significativa? Será que as empresas que têm acumulado dinheiro de repente iniciarão grandes projetos de capital aparentemente intermináveis? Haverá um tempo em que o futuro será certo?

Esta série de quatro partes explora carreiras de gerenciamento de projeto de várias perspectivas, começando com o novo gerente de projeto e terminando com um GP que se aposentou de uma carreira longa e bem-sucedida. A série explorará opções, sugestões e alternativas que se destinam a provocar reflexão sobre a própria carreira – e sugestões para mais escolhas.

O novo gerente de projeto
Um recém-formado com um diploma voltado para negócios entra no mercado de trabalho e logo se espera que conclua um projeto de forma independente. O graduado notou que vários funcionários de 20 anos foram demitidos inesperadamente.

Em outra empresa, um analista de negócios tem definido objetivos enquanto trabalha como parte de uma equipe de projeto há cinco anos. Como resultado da demissão repentina de um gerente de projeto, ele foi solicitado a transformar os objetivos do projeto em realidade.

Em uma terceira empresa, menor, um indivíduo reconhece que as vendas continuam abaixo do esperado e, apesar de não ter experiência em gerenciamento de projetos, está preparado para fazer o que for necessário para ajudar a empresa a ter sucesso para que eles – e todos os seus colegas – continuem a ter empregos.

Soa familiar? Enquanto o mundo luta para se ajustar a uma pandemia em curso, esse ar de incerteza é muito familiar. Embora a situação atual seja preocupante, seu impacto não é novo. Quer se trate de ciclos econômicos, agitação política, mudança nas prioridades da alta administração ou outras forças, os indivíduos que são novos na profissão de gerenciamento de projetos enfrentam a difícil perspectiva de decidir a melhor forma de contribuir para o sucesso organizacional e, como resultado direto, fornecer um nível de maior estabilidade para suas próprias carreiras.

Pode ser desafiador olhar para um horizonte calmo quando as águas ao seu redor envolvem ondas quebrando. Percebe-se que tempos melhores estão por vir, e alguns estão sendo garantidos por colegas com mais experiência de que isso também passará e as coisas voltarão ao “normal”.

No entanto, a história diz que, à medida que uma tempestade passa, é provável que surja outra. Se a incerteza é o denominador comum, o que um novo gerente de projeto deve fazer em um esforço para trazer estabilidade para sua própria carreira?

Embora a psicologia empresarial tenha evoluído ao longo das décadas, três princípios básicos permaneceram em vigor para o sucesso inicial da carreira de gerenciamento de projetos…

1. Sempre forneça o valor máximo. A maioria das organizações dos setores público e privado estão envolvidas em uma ampla gama de serviços; alguns são um pouco mais fáceis de implementar e gerenciar. Isso pode ser o resultado do produto ou serviço estar bem estabelecido e prontamente implementado.

Também pode haver clientes que são menos exigentes ou incapazes de mudar prontamente para outros provedores de serviços. Outros clientes podem ser menos críticos e o serviço que está sendo fornecido a eles, embora importante, não é crítico para o sucesso da organização prestadora de serviços.

Ou seja, nem todos os projetos e clientes são priorizados da mesma forma. Os projetos para atender a essas situações são importantes, mas tendem a ser mais discretos, menos exigentes e menos estressantes para o gerente de projeto designado.

No entanto, alguns serviços são muito mais difíceis de entregar. Esses projetos envolvem prazos de missão crítica, talvez necessários para atender a uma exigência regulatória. Outros projetos são necessários para atender às demandas de um cliente novo ou crucial. Outros ainda podem ser a implementação de um serviço que nunca foi realizado dentro da organização, ou talvez nem mesmo esteja totalmente desenvolvido. Os projetos para entregar esses impulsionadores de negócios críticos são estressantes, altamente examinados e devem ser concluídos com êxito.

Os novos gerentes de projeto podem querer seguir o “caminho mais fácil” enquanto desenvolvem suas habilidades. Eles preferem voar sob o radar e evitar os holofotes que vêm com os projetos descritos no segundo cenário. A dificuldade, no entanto, é que projetos menos valiosos costumam ser os primeiros a serem cancelados em tempos difíceis. Por sua vez, isso coloca em risco os envolvidos nesses projetos.

Um gerente de projeto astuto que está no início de sua gestão (e na função) estará atento aos projetos de valor máximo para a organização. Embora possam não ter a oportunidade de liderar o projeto, procuram maneiras de se envolver, talvez assumindo algumas das entregas menores associadas. Eles buscam formas de comparecer às reuniões com os clientes desafiadores ou a alta administração.

Os gerentes de projeto que buscam desafios muitas vezes são reconhecidos como candidatos a projetos de alto perfil. Eles aprendem habilidades que vão além do treinamento, observando ativamente o bom (e não tão bom) comportamento dos indivíduos envolvidos em projetos de alto perfil.

Os gerentes de projeto que assumem riscos calculados são aqueles que corajosamente escolhem o caminho mais difícil (como quando enfrentam um Y na estrada). Ao maximizar o valor que fornecem à sua organização, eles mitigam algumas das incertezas em suas funções.

2. Melhorar sempre. Seguir a recomendação nº 1 traz a oportunidade de aprender novas habilidades. Embora extremamente valiosas, essas habilidades são difíceis de quantificar. Para construir um currículo que chame a atenção ou permita que um gerente de projeto demonstre o desenvolvimento de habilidades em sua avaliação de desempenho anual, é necessário um treinamento formal.

Apesar dos orçamentos apertados (os orçamentos de treinamento são frequentemente os primeiros a serem sacrificados em tempos de incerteza), as oportunidades são infinitas:

  • Webinars e vídeos: Seja com base em taxas ou gratuitamente, esse mundo de oportunidades está a apenas alguns cliques de distância. A maioria pode ser feita sob demanda e pode ser concluída fora do horário comercial. Claro, isso significa o sacrifício de algum tempo pessoal, mas a maioria dos gerentes de projeto pode encontrar tempo para participar desses eventos. Imagine o conhecimento que poderia ser adquirido assistindo a 52 webinars (um por semana)! Muito? Um evento por mês ainda demonstra claramente um compromisso com o crescimento pessoal
  • Tenha um plano: Um novo GP precisa demonstrar propriedade sobre sua carreira e não esperar que seu gerente crie um plano para ele. Um gerente de projeto deve estabelecer um plano de desenvolvimento de três anos e um método para completá-lo. O desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de projetos é caro. Você sabe o que é ainda mais caro? Substituir um gerente de projeto qualificado. E seu gerente sabe disso. As organizações precisam e desejam gerentes de projeto bem treinados. Torne mais fácil para eles alcançarem seus objetivos, fornecendo-lhes um caminho para o seu sucesso.
  • Procure formatos de treinamento alternativos e seja flexível. A era do treinamento externo de vários dias está terminando em algumas culturas corporativas. Embora seja reconhecido como um excelente ambiente de aprendizagem, o tempo fora do trabalho – mais o custo dos cursos – está sendo considerado muito caro. Excelentes alternativas estão disponíveis, incluindo opções virtuais ao vivo (muitas vezes divididas em várias classes) que eliminam a necessidade de viagens caras. Cursos assíncronos com trabalho em grupo remoto interativo são uma tendência crescente. O auto estudo, usando conteúdo comercial reconhecido, também funciona para algumas pessoas

Independentemente do formato, os novos gerentes de projeto precisam elevar o nível de treinamento para serem capazes de demonstrar quantitativamente o crescimento das habilidades.

3. Questões de certificação e credenciamento. A competição por funções de gerenciamento de projetos é extrema. Os gerentes de projeto devem buscar maneiras de se diferenciar.

Esteja você procurando oportunidades com organizações alternativas ou procurando se destacar com seu empregador atual, as certificações e credenciamentos são importantes. Mini-credenciais ou emblemas podem ser obtidos em uma variedade de áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Ser capaz de listar o conhecimento formal em uma variedade de aspectos é uma maneira segura de se destacar.

A certificação PMI ainda é reconhecida como o principal padrão internacional em gerenciamento de projetos. É improvável que o novo gerente de projeto tenha os pré-requisitos para obter a certificação PMP, mas um CAPM certamente é alcançável. Como parte do plano delineado no nº 2, inclua o compromisso de atingir o primeiro nível de certificação em uma data específica.

Ao comparar todos os outros elementos entre os gerentes de projeto e descobrir que eles são iguais, um gerente de contratação sempre selecionará um GP com o credenciamento como a escolha principal.

Conclusão
O novo gerente de projeto costuma ser o mais estressado durante a incerteza. Freqüentemente, eles não experimentaram as oscilações do clima de negócios e se sentem sobrecarregados. Os novos gerentes de projeto precisam ter a confiança para saber que prestam um serviço importante – e que as organizações precisam deles da mesma forma.

Traga valor, sempre melhore e alcance o credenciamento. A incerteza sempre fará parte do ambiente de trabalho, mas essas três etapas ajudarão a garantir o sucesso contínuo de longo prazo para o novo gerente de projeto.

Referências

Escolhas de Carreira Durante a Incerteza Contínua (Parte 1): O Novo GP – PMI Distrito Federal (pmidf.org)

ProjectManagement.com – Career Choices During Ongoing Uncertainty (Part 1): The New PM

Deixe uma resposta