Os gerentes de projeto sempre ajudaram suas organizações a lidar com as interrupções. Agora, à medida que as economias começam a se recuperar da colossal ruptura do COVID-19, os profissionais de gerenciamento de projetos podem continuar nessa função crítica, adotando habilidades de missão crítica.
16 de Julho de 2020
Pode não parecer agora, mas acredito que nunca houve um momento melhor para ser um profissional de gerenciamento de projetos.
Os gerentes de projeto têm estado na frente e no centro, pois as organizações em todo o mundo alteraram radicalmente seus modelos operacionais para sobreviver durante a crise do COVID-19. E eles estarão no centro da ação mais uma vez, à medida que as organizações se reinicializam e avançam no mundo pós-pandêmico.
Como profissionais encarregados de transformar ideias em realidade, os gerentes de projetos conduzirão os inúmeros projetos que fazem parte desse esforço. Eles não têm apenas as habilidades técnicas para fazê-lo; Eu acredito que eles também têm a mentalidade necessária para servir como a proverbial “ponte sobre águas turbulentas” durante esses tempos tumultuados.
Aqui estão alguns dos recursos que se provaram essenciais durante a crise do COVID-19 e que todo profissional de gerenciamento de projetos precisa cultivar enquanto trabalha virtualmente:
Seja ágil
O primeiro recurso é agilidade. As organizações hoje precisam ser capazes de girar rapidamente e, a cada dia, vejo um estilo de trabalho mais ágil se manifestando em todo o mundo. Pense em construir hospitais COVID-19 totalmente operacionais em questão de dias ou convertendo uma fábrica de montagem de automóveis para fabricar ventiladores tão necessários.
Mas como você se mantém ágil enquanto o mundo todo mudou para um ambiente de trabalho virtual? A resposta, acreditamos, está no Disciplined Agile. Ao contrário de algumas outras metodologias ágeis, que recomendam interações face a face, o Disciplined Agile diz que você pode trabalhar de forma ágil virtualmente. Na verdade, nós adotamos muitos dos princípios do Disciplined Agile aqui no PMI para reuniões de equipe e reuniões operacionais. Tornou-se uma estrutura muito importante para operar no mundo virtual.
Confira nossos recursos Disciplined Agile aqui.
Afie essas “Habilidades de Poder”
Alguns as chamam de habilidades leves, mas preferimos chamá-las de “habilidades de poder” – pegando um termo cunhado pelo professor Behnam Tabrizi, de Stanford. Estamos nos referindo às habilidades interpessoais de que todos os gerentes de projeto precisam para ter sucesso. Essas habilidades de poder complementam as habilidades técnicas exigidas de todos os gerentes de projeto, mas não são menos importantes. O mundo dos negócios tem lentamente adotado essas habilidades, mas a crise recente acelerou o processo. Aqui estão as habilidades de poder que considero mais importantes:
Liderança Colaborativa
Em um mundo virtual, a liderança colaborativa envolve uma conexão significativa com os membros da equipe online, transmitindo um propósito compartilhado e aproveitando técnicas de facilitação online que podem não ter sido necessárias antes. Com as pessoas gastando cada vez mais tempo em ligações, aplicativos como Zoom ou WebEx são essenciais para manter a coesão da equipe, mesmo quando praticamos o distanciamento social. Os líderes, no entanto, precisam se educar nas técnicas básicas de interação online para obter o melhor dessas ferramentas. Isso começa garantindo que todos na chamada estejam alinhados em torno do que você está tentando alcançar.
Para dicas sobre como se sair bem em sua próxima videoconferência, leia o post do blog do meu colega, Scott Ambler.
Empatia pela Voz do Cliente
A segunda habilidade de poder é a empatia – especificamente, empatia pela voz do cliente.
Em tempos de crise, é mais importante do que nunca se colocar no lugar dos clientes. O que ele ou ela está tentando alcançar? Como você pode definir ou moldar sua oferta para se alinhar melhor a essas necessidades? Responder a essas perguntas no mundo virtual de hoje significa fazer um uso ainda maior da tecnologia para sentir essas necessidades e colocá-las em contexto. No PMI, por exemplo, estamos cada vez mais captando percepções do cliente por meio de interações de mídia social, dados de atendimento ao cliente, pesquisas e muito mais – tentando identificar o que nossos clientes estão dizendo sobre o PMI, sobre a profissão, sobre COVID-19 e sobre as implicações do COVID-19 sobre a profissão. Ter pontos de dados de VoC fortes é fundamental para impulsionar a mudança.
Uma Mentalidade Inovadora
A terceira habilidade de poder gira em torno do pensamento inovador. Os desafios dos últimos meses nos forçaram a repensar como fazemos as coisas e, de certa forma, isso tem sido altamente libertador. Isso nos permitiu questionar a sabedoria convencional e criar novas maneiras não tradicionais de fazer negócios.
Como profissionais de projeto, precisaremos trazer essa mentalidade inovadora para o mundo pós-COVID. É claro que a maneira como avançamos com as inovações no futuro imediato será um pouco diferente. Isso exigirá ideias, prototipagem e teste de ideias virtualmente com suas equipes. Novamente, você precisará desenvolver as habilidades e técnicas para resolver problemas por meio de interações online facilitadas.
Torne os Membros da Equipe Visíveis para Aumentar a Produtividade
Uma das habilidades de gerenciamento de projeto mais importantes hoje é a capacidade de manter a produtividade da equipe enquanto trabalha virtualmente. A chave, descobrimos no PMI, é tornar as equipes visíveis – para manter todos informados sobre quem está trabalhando no que em toda a organização. Três vezes por semana, todos nós ligamos para uma chamada em que as pessoas compartilham experiências e lições aprendidas. Também apresentamos diferentes partes do negócio, para que as pessoas possam ver em que cada parte do negócio está trabalhando e o que isso contribui para a empresa como um todo. Isso provou ser inestimável para ganhar atenção e ajudar nossos associados a entender a direção que estamos tomando.
Nossas reuniões do dia a dia também mudaram. Gastamos menos tempo falando sobre o status dos projetos – coisas que você pode ler em um relatório – e mais tempo nos resultados e ações. E porque as pessoas têm uma melhor avaliação de como todas as peças estão conectadas, elas sabem o quão importante é sua peça do quebra-cabeça e, portanto, estão mais dispostas a prestar contas e assumir responsabilidades. Estamos descobrindo que eles simplesmente não precisam do mesmo nível de supervisão de antes.
Gerencie a Mudança com Confiança
Em um mundo turbulento, os gerentes de projeto precisam conduzir mudanças com confiança para que outros na organização tenham a confiança de que precisam para moldar um amanhã melhor. Este é talvez o papel mais importante que os profissionais de projeto desempenham em tempos difíceis. Reconstruir nossas economias não será fácil. Mesmo que as organizações recalibrem seus negócios e estabeleçam novas metas estratégicas, elas ainda precisam executar – para traduzir essas estratégias em ações e, em última instância, em resultados.
É aí que entram os profissionais de gerenciamento de projetos. Os gerentes de projetos têm as habilidades para liderar suas organizações no mundo pós-COVID. Eles surgirão como agentes de mudança importantes – fornecendo o conhecimento, a experiência e a orientação de que as organizações precisam para entrar com confiança na nova era. Em tempos turbulentos, os gerentes de projeto podem ser os faróis que mantêm as organizações no caminho certo.
Referência
The Importance of Project Management During Turbul… – PMI Community